Se sua geladeira parou de gelar, pode ser devido ao tempo de uso, ou por um problema em alguma peça e a geladeira acaba parando de gelar.

Mas o que fazer neste caso?

Abaixo listamos 9 razões pela qual sua geladeira pode não estar gelando e te mostraremos como é possível resolver

1)Porta mal fechada

Esta causa é simples de ser solucionada. Verifique se tem alguma jarra ou panela atrapalhando a porta de ser fechada corretamente e atrapalhando sua geladeira de gelar. Uma garrafa que não esteja 100% encaixada em seu lugar, uma latinha ou uma gaveta mal fechada. Faça uma organização na sua geladeira para evitar que a porta fique mal fechada e repare se o problema desaparece. Caso sim, problema resolvido. Se o problema persistir, vamos para a segunda razão pela qual uma geladeira para de gelar

2) Borracha gasta

A borracha de vedação da geladeira pode com o tempo ficar desgastada e atrapalhar a porta de se fechar completamente e facilitar a saída de ar. Como consequência disso, a geladeira irá gelar pouco e aumentar o consumo de energia causando outro problema maior e uma dor de cabeça e no seu bolso. Uma possível solução é optar por uma borracha de geladeira nova e fazer a troca. Consulte nosso artigo de como  trocar a borracha da geladeira.

Geladeira parou de gelar

3) Abertura frequente da porta

Para uma geladeira funcionar corretamente e conseguir gelar, é importantíssimo que a porta fique a maior parte do dia fechada. Portanto, Não deixe que a porta fique aberta frequentemente, evite a sua abertura constante, espere que os alimentos esfriem antes de guarda-los e abra a porta apenas quando já sabe o que vai pegar. Nunca abra e fique procurando por algo, evitando assim que seus alimentos não permanecem gelados.

4) Temperatura incorreta

Você não pode nunca querer diminuir a temperatura da sua geladeira caso tenha acabado de enchê-la de alimentos. Não terá como dar vazão à quantidade de alimentos na geladeira, e consequentemente ela não irá resfriar como necessita.
Então selecione a temperatura correta, de acordo com a quantidade de alimentos que está armazenando na geladeira. Alguns modelos de geladeiras possuem funções específicas para gelar bem os seus alimentos, dependendo do que tiver armazenando.

5) Condensadora suja

Alguns modelos de geladeira onde a condensadora fica exposta, podemos identificar se tiver aqueles tubos na parte de trás da grade na traseira da geladeira, podem acabar entupindo, enchendo de pó e impedindo que estes tubos distribuam o gás pela geladeira e impedindo que ela continue refrigerando, precisa evitar que estes tubos entupam.

Mas não desanime, pois fazer a limpeza em casa é muito fácil. Evite usar produtos abrasivos (Principalmente se tiver cloro em sua base) para fazer a limpeza da condensadora, use apenas um pano limpo e agua, ou bata um ar comprimido.

6) Vazamento de gás do congelador

Caso o problema da sua geladeira seja de não gelar a parte de baixo, pode ser vazamento do gás que passa pela condensadora. Em alguns modelos, a maioria deles o fluxo de gás é de cima pra baixo, para fazer com que a parte de baixo da geladeira resfrie, e neste caso, apenas um técnico especializado pode resolver este tipo de problema. Não deixe para depois, o quanto antes fizer o contato com um especialista será melhor.

7) Filtro sujo

Filtro sujo também é muito comum de se apresentar. O Filtro secador é outra parte do sistema de condensação de ar e quando ele está sujo, sem limpeza adequada ele pode acabar entupindo e atrapalhando a passagem do gás e interrompendo o processo de resfriamento, interrompendo a capacidade de refrigeração da parte de baixo da geladeira. Este tipo de problema também só pode ser resolvido por um Técnico especializado. Dê preferência para um técnico que possa resolver o conserto da geladeira em domicílio.

8) Resistência queimada

Existe uma placa fria que auxilia no resfriamento das geladeiras e que quando ocorre o desligamento do condensador, uma resistência desta placa faz com que ela esquente e ocorra o derretimento do gelo acumulado.
Quando queima esta resistência, a placa não consegue mais fazer o derretimento do gelo e com isso aumenta o acúmulo impedindo a troca de calor com o ambiente.
Esta troca exige um pouco mais de qualificação técnica e por isso deve acionar uma Assistência Técnica especializada na marca da sua geladeira, seja ela Electrolux, Brastemp, Consul ou outra qualquer.

 

9) Termostato

Nos modelos de geladeira mais antigos, é possível encontrar um botão do termostato giratório dentro da sua geladeira. Ele é um botão giratório e sua principal função é regular a temperatura da sua geladeira.
Caso a sua geladeira não esteja gelando, verifique o botão giratório do termostato para um número um pouco mais alto, talvez ele desregulou sozinho e seja o motivo da geladeira parar de gelar

Conclusão:

ATENÇÃO:: Se estas dicas não ajudarem a resolver o seu problema, entre em contato com uma Assistência Técnica especializada para agendar uma visita técnica para o conserto da geladeira.

Por outro lado, se conseguiu identificar que uma destas 8 causas, era a raiz do seu problema, continue lendo nossos artigos, Com certeza poderemos te ajudar mais vezes com outros problemas cotidianos e desagradáveis que possam vir a acontecer com a sua geladeira. Consulte nosso Blog e se inscreva para receber novidades todas as semanas.